quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Relatório sobre as apresentações de seminário da disciplina linguística II, dirigida pelo professor Jose Cezinaldo R. Bessa.

       No dia 11 de novembro de 2010 o professor Cezinaldo encaminhou o estudo dirigido de textos para apresentação publica e debate, textos esses que foram encaminhados em forma de sorteio para os grupos onde a turma foi dividida em quatro grupos de cinco pessoas e um de seis pessoas, sendo que eles apresentaram-se em dias diferentes. Trabalho esse que teve como objetivo avaliar os alunos quanto à apresentação em publico e também para atribuição de nota para a 2° avaliação do componente curricular.
      Na elaboração desse trabalho cada grupo teve alguns dias para elaborar o esquema de apresentação. Todos os grupos optaram por apresentação em multimídia usando slides para facilitar o entendimento dos colegas. Ao final de cada da apresentação cada grupo fez três perguntas referentes ao tema de apresentação para a turma, de modo a provocar um debate e/ou discussão.
     O primeiro grupo se apresentou no dia 18 de novembro, o tema foi “O que é mesmo a informatividade do texto?”, tirado do livro de ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, p. 125-140. O grupo formado por cinco alunos discutiu e discorreu do tema de forma clara, mas devido o assunto ser muito complexo e complicado alguns alunos ficaram com duvidas, o grupo falou sobre a informatividade do texto que tem a ver com o grau de novidade e previsibilidade: quanto mais previsível o texto for, menos informativo será o texto para determinado usuário, porque acrescentara pouco às informações que o recebedor já tinha antes de processá-lo, entende-se então que quanto mais cheio de novidade mais informativo. Além disso, trouxeram exemplos de textos de alta informatividade e de baixa informatividade, além de abordar subtítulos referentes ao tema. Ao final da apresentação o grupo não elaborou as três questões, pois não lembraram esse detalhe, mas o professor Cezinaldo fez algumas observações sobre a apresentação, acrescentou alguns pontos, o que completou a apresentação do grupo.
     No mesmo dia 18 o grupo dois apresentou o seu trabalho, o tema foi “A intertextualidade”, com referencias: KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 145-157. O grupo de cinco componentes trabalhou o tema de forma detalhada e clara, tema esse que por sua fez já tinha sido trabalhado no período passado facilitando assim a exploração do tema. Alem de conceituarem o tema intertextualidade como condição previa na construção e recepção de determinados tipos de textos, como os resumos, resenhas criticas e etc., ou ainda como “conversas entre textos”, o grupo trouxe exemplos sobre textos que contem a intertextualidade explicita e implícita, além de terem trago um novo tema que ainda não tinha sido trabalhado o détournement que está inserido na intertextualidade implícita onde a pessoa que faz a intertextualidade precisa realizar alterações no texto original como apagar, suprimir ou acrescentar palavras no novo texto. Ao final da apresentação o grupo expôs as questões, a primeira foi “em que consiste o detournement?” a segunda: “que tipo de textualidade se encontra nesse texto (apresentado no decorrer da apresentação)?” e a ultima “onde se encontra a polifonia do gênero reportagem?”, as três questões foram respondidas pelos colegas de forma correta e sob comentários do professor, gerando assim um debate entre todos os alunos.
    Na semana seguinte dia 30 de novembro foi a vez de o grupo três apresentar seu trabalho  com o tema: “Gêneros textuais com referencia: KOCH, I. G. V.; ELIAS, M. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. Ed. 2° reimpressão. São Paulo: contexto, 2008, p. 101-122. O grupo formado por cinco alunos discutiu os diferentes tipos de gêneros textuais, sua importância e sua função que é a da pratica sociocomunicativa , ou seja, tem a função de informar ou se comunicar por meio desses gêneros, como, a carta, o blog, o artigo, a charge, tirinha, enfim, a lista é enorme, no trabalho ainda foi discutido a questão da competência metalinguística que é por meio dela que que podemos produzir e compreender gêneros textuais, e até mesmo produzi-los; foram mostrados exemplos dessa competência e ainda de outros subtítulos, como “composição, conteúdo e estilo” dos gêneros textuais, a “hibridização ou a intertextualidade intertextos” e a “heterogeneidade tipológica”, que foram discutidas de forma clara pelos alunos. Ao final da apresentação foram feitas as três questões , a primeira foi: “Para que servem os gêneros textuais?”, a segunda foi “Qual a diferença entre charge e tirinha? “e ultima foi: “O que os gêneros e-mail e blog vêm a substituir?”. As perguntas foram respondidas de imediato pelos colegas, o que mostrou que o tema foi bem discutido e compreendido e terminou com alguns comentários do professor.
   O quarto e ultimo grupo também se apresentou no dia 25 de novembro, eles ficaram responsáveis pelo tema “O texto e a interação verbal”, com referencia: FONTAO, L. O texto e a interação verbal. In: linhas, Florianópolis, V. 9, n.1, p. 129-145, jan./jun. 2008. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1396/0. O grupo formado por cinco integrantes desenvolveu o assunto de forma objetiva, os alunos falaram sobre a importância da interação verbal e de como ela é importante para o ensino de línguas, pois é mais fácil pro aluno aprender lendo um jornal ou qualquer outra leitura já que ele lendo ele cria sua opinião sobre o assunto e assim ele desenvolve o saber e com isso se torna um critico. Ao final da apresentação foram feitas as três perguntas a primeira foi: “qual a macroestrutura do conto?”, a segunda foi “o que é preciso para que um aluno entre em contato com o mundo e com a língua?” e a ultima foi “como é que o processo de interação verbal pode contribuir para o ensino de letras?”, as perguntas foram respondidas com certo receio e de forma não muito clara, mas com a participação do professor que completou as explicações e as respostas, o texto foi melhor compreendido. E assim encerraram-se as atividades dos estudos dirigidos.

3 comentários:

  1. • Muito bom o relatório, pessoal.
    constata-se que vocês prestaram muita atenção nas apresentações, isso certamente contribuiu bastante para o aprendizado de vocês e consequentemente para atingir o propósito do professor Cezinaldo ao sugerir esses seminários. :D

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  2. É isso mesmo. O relato descreve com bastante precisão os acontecimentos. Contudo, sugiro terem um pouco mais de atenção com relação à textualidade. Discutimos isso e vimos exemplos diversos, ainda assim alguns problemas parecem persistir. De todo modo, parabéns pelo conteúdo do trabalho!!!

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  3. Caros alunos,

    Parabéns pelo trabalho realizado!!! O esforço e o comprometimento no cumprimento das tarefas revelam a capacidade de superação do grupo. É preciso reconhecer, contudo, que vocês ainda precisam ter um zelo maior com a escrita, observando especialmente a correção lingüística e textual, afinal, estamos no curso das “letras”. É claro que importa o conteúdo apresentado, mas é claro que sem perder de vista a sua forma de apresentação. Então, apoiemo-nos nas discussões e estudos realizados ao longo da disciplina para aperfeiçoar a nossa escrita. Sucesso na trajetória acadêmica!
    Um abraço

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