quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A coesão como propriedade textual: bases para o ensino de texto

     O principal objetivo da linguística textual é estudar todas as propriedades linguísticas que venham a contribuir para a construção de sentido dentro de uma determinada língua ou texto, dando ênfase especialmente aos aspectos da coerência e coesão. Tendo em vista que, a maneira como as palavras são organizadas na superficie do texto, asseguram sua continuidade, a coesão, um dos fatores responsáveis por essa organização, coloca em relação os vários segmentos que constituem o texto. Cabe ressaltar, que a continuidade de um texto advém, não só da forma como as palavras e frases estão organizadas em sua superficie, mas também pelo fato de estarem fazendo uma relação com a realidade que o texto venha a ativar . Por esse viés, a coesão, já definida acima como principal recurso da continuidade de um texto, recebe, assim, uma outra significação, enquanto dispositivo relacionado também com a progressão do texto.
      A coesão, enquanto elemento de construção desse objeto inacabado que é o texto, não busca outra coisa senão, a promover e a assinalar a unidade temática do texto, de forma que o ressulte relevante e apropriado, tanto no ponto de vista cognitivo-linguístico como do ponto de vista pragmático. Porém o estudo sobre o aspecto da coesão textual mostrou-se muito mais amplo que o previsto pelo sistema abstrato da sintaxe, no qual não cabem interferência dos locutores e interlocutores e passou-se a observar também o contexto de produção ao qual é submetido tal texto. Embora um texto não se reduza apenas ao que está escrito, não deixa de ter valor a forma como as unidades linguísticas se organizam. A coesão entra, assim como um recurso dessa organização, em ordem ao estabelecimento da continuidade do objeto de estudo, isto é, da relação que se cria entre uma parte e outra do texto.
       Com base nos princípios defendidos pela linguística textual, espera-se que as escolas possam dar maior ênfase ao texto e suas propriedades linguísticas, principalmente a coerência e a coesão. Pôde-se observar também que apesar da grande importância da coesão para a continuidade do texto, o conhecimento de mundo de quem vai ler tal texto, ultrapassa a mera ocorrência de expedientes coesivos. No geral, a coesão se define como um recurso de encadeamento dos segmentos dos textos, de maneira que seja assegurada a necessária continuidade e a imprescindível unidade que caracterizam as realizações textuais apropriadas e relevantes. Se não esgota os meios requeridos para que esta continuidade e esta unidade se efetivem, representa, ainda assim, uma das condições para que seja providenciada a coerência da textualidade.
       Sendo assim, o que para um leitor é texto, não necessariamente poderá ser para outro, tudo irá depender dos intuitos cognitivos de cada um, do contexto em que está ensirido, dentre outros fatores responsáveis pelo sentido. De tal modo, aprofundar-se nos estudos sobre coesão é, de certa forma, explorar também a coerência, tendo em vista que quem constroi sentido para o texto é o próprio leitor ao interagir com ele. 

Um comentário:

  1. Olá alunos, eu achei que o texto de vocês ficou bom, pois conseguiram sintetizar bem as ideias. Porém algumas partes ainda merecem atenção, quanto à coesão, por exemplo, no trecho: "A coesão, enquanto elemento de construção desse objeto inacabado que é o texto, não busca outra coisa senão, a promover e a assinalar a unidade temática do texto de forma que o ressulte relevante e apropriado, tanto no ponto de vista cognitivo-linguístico como do ponto de vista pragmático." Acho que vocês podem rever, como também o último parágrfo, não foi muito claro quando disse: "para conferir ao que dizemos, ouvimos e lemos". conferir, o que? No mais, o texto está muito bom, parabéns.

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