sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Professor: Profissão Universal

Todos, independentemente da classe social, precisaram do professor para chegar a ser médico, juiz, doutores e outras formaturas e especializações. Porém, os governantes não reconhecem a importância do profissional da educação. E o motivo dessa desvalorização é puramente político. Policiais militares e fiscais da Receita Federal interessam aos governantes porque mantém o povo em ordem e os impostos em dia. Mas professor, motivado, orgulhoso e preparado, transforma uma nação alienada em uma nação de povo consciente, lutador, que não se deixa enganar com demagogias de candidatos oportunistas. E isto os governos não toleram. É este o motivo da desvalorização do professor e do sucateamento da Educação pública no Brasil. Povo analfabeto, presa fácil pra político esperto! Já observaram que tudo o que é implantado para a Escola é complicado, não engrena ou estanca? Resta a nós professores assumirmos nossa tarefa de transformar nossos alunos em verdadeiros revolucionários. Dentro da sala de aula, um professor, mesmo não sendo valorizado e respeitado, pode ser uma bomba para qualquer governo ingenuamente eleito. Nós temos a arma em nossas mãos. Quando vamos começar a usá-la?           

(Autor desconhecido)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

segredo

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."

Mário Quintana

O Amor

"O Amor...

É difícil para os indecisos.
É assustador para os medrosos.
Avassalador para os apaixonados!
Mas, os vencedores no amor são os
fortes.
Os que sabem o que querem e querem o que têm!
Sonhar um sonho a dois,
e nunca desistir da busca de ser feliz,
é para poucos!!"

Cecília Meireles

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A coesão como propriedade textual: bases para o ensino de texto

     O principal objetivo da linguística textual é estudar todas as propriedades linguísticas que venham a contribuir para a construção de sentido dentro de uma determinada língua ou texto, dando ênfase especialmente aos aspectos da coerência e coesão. Tendo em vista que, a maneira como as palavras são organizadas na superficie do texto, asseguram sua continuidade, a coesão, um dos fatores responsáveis por essa organização, coloca em relação os vários segmentos que constituem o texto. Cabe ressaltar, que a continuidade de um texto advém, não só da forma como as palavras e frases estão organizadas em sua superficie, mas também pelo fato de estarem fazendo uma relação com a realidade que o texto venha a ativar . Por esse viés, a coesão, já definida acima como principal recurso da continuidade de um texto, recebe, assim, uma outra significação, enquanto dispositivo relacionado também com a progressão do texto.
      A coesão, enquanto elemento de construção desse objeto inacabado que é o texto, não busca outra coisa senão, a promover e a assinalar a unidade temática do texto, de forma que o ressulte relevante e apropriado, tanto no ponto de vista cognitivo-linguístico como do ponto de vista pragmático. Porém o estudo sobre o aspecto da coesão textual mostrou-se muito mais amplo que o previsto pelo sistema abstrato da sintaxe, no qual não cabem interferência dos locutores e interlocutores e passou-se a observar também o contexto de produção ao qual é submetido tal texto. Embora um texto não se reduza apenas ao que está escrito, não deixa de ter valor a forma como as unidades linguísticas se organizam. A coesão entra, assim como um recurso dessa organização, em ordem ao estabelecimento da continuidade do objeto de estudo, isto é, da relação que se cria entre uma parte e outra do texto.
       Com base nos princípios defendidos pela linguística textual, espera-se que as escolas possam dar maior ênfase ao texto e suas propriedades linguísticas, principalmente a coerência e a coesão. Pôde-se observar também que apesar da grande importância da coesão para a continuidade do texto, o conhecimento de mundo de quem vai ler tal texto, ultrapassa a mera ocorrência de expedientes coesivos. No geral, a coesão se define como um recurso de encadeamento dos segmentos dos textos, de maneira que seja assegurada a necessária continuidade e a imprescindível unidade que caracterizam as realizações textuais apropriadas e relevantes. Se não esgota os meios requeridos para que esta continuidade e esta unidade se efetivem, representa, ainda assim, uma das condições para que seja providenciada a coerência da textualidade.
       Sendo assim, o que para um leitor é texto, não necessariamente poderá ser para outro, tudo irá depender dos intuitos cognitivos de cada um, do contexto em que está ensirido, dentre outros fatores responsáveis pelo sentido. De tal modo, aprofundar-se nos estudos sobre coesão é, de certa forma, explorar também a coerência, tendo em vista que quem constroi sentido para o texto é o próprio leitor ao interagir com ele. 

sábado, 2 de outubro de 2010

Algumas Certezas

Certeza (Fernando Sabino)
De tudo, ficaram três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando...
A certeza de que precisamos continuar...
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...
Portanto devemos:
Fazer da interrupção um caminho novo...
Da queda um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro...